Países ricos estão reestatizando serviços privatizados

Países ricos estão reestatizando serviços privatizados

Países ricos estão reestatizando serviços privatizados

⚠ Além de facilitar a corrupção e entregar o máximo de recursos para aliados, um dos principais objetivos de Jair Bolsonaro na Presidência é destruir os serviços públicos, seja por meio de cortes de verbas e precarização, seja com a privatização (que só beneficia as elites ricas e mesquinhas – do Brasil e de fora).

🌍 Enquanto nosso governo trabalha para entregar patrimônios estratégicos da população, no resto do mundo observa-se uma tendência contrária, principalmente nos países mais ricos: a reestatização (que é quando o Estado retoma serviços que foram privatizados).

🧐 O roteiro nós conhecemos bem: após a privatização de serviços essenciais, como saúde e saneamento, países viram a qualidade piorar e os preços aumentarem. Aí, governos que se preocupam com o bem-estar da população, reestatizam esses serviços.

👀 Segundo um estudo da organização holandesa TNI, entre 2000 e 2017 foram ao menos 1.400 serviços reestatizados no mundo, com Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos sendo os líderes em privatizações revertidas.

Mas por que o governo de Jair Bolsonaro prefere ir na contramão?

#serviçopúblicoparatodos #ServiçoPúblico #ValorizeOServidor #ReformaAdministrativaNão #PEC32Não