Não existe “cabide de empregos” no serviço público, mas Bolsonaro bem que gostaria
👀Setores ligados às ricas elites, que desejam tirar a credibilidade dos serviços estatais e facilitar a aceitação de sua privatização (ainda rejeitada pela maioria da população) utilizam uma série de mentiras, como dizer que empresas e órgãos estatais são “cabides de emprego”, dando a falsa ideia de que o ingresso é apenas por indicação política.
É com essas mentiras que o governo de Jair Bolsonaro pretende aprovar a Reforma Administrativa (PEC 32/2020).
🙅♀️É uma mentira evidente: para alguém se tornar um servidor público é preciso enfrentar concursos públicos muito concorridos, que requerem estudo e experiência, e não levam em consideração a ideologia, filiação partidária, laços familiares ou de amizade.
Depois de contratados, os servidores seguem regras baseadas na ética e na impessoalidade.
⚠️E justamente são esses concursos, com regras rígidas, que estão na mira da Reforma Administrativa. A intenção do governo é facilitar as contratações por indicações políticas e acabar com a estabilidade que protege os servidores de pressões indevidas.
😢Ou seja, se tem alguém que quer transformar o serviço público em um “cabidão de empregos” é justamente o presidente Jair Bolsonaro! Assim, políticos corruptos teriam mais possibilidades de praticar crimes como a “rachadinha”, quando ficam com parte dos salários dos funcionários apadrinhados.
#serviçopúblicoparatodos #ServiçoPúblico #ValorizeOServidor #ReformaAdministrativaNão #PEC32Não