Bolsonaro disse que ia acabar com a corrupção, mas ela só aumenta
Divulgado pela ONG Transparência Internacional, o Índice de Percepção da Corrupção revelou o Brasil na 96ª posição, entre os 180 países avaliados em 2021 – uma queda de duas posições em relação a 2020.
🤔 A realidade difere bastante do quadro pintado por Jair Bolsonaro em sua campanha eleitoral, quando ele prometeu “acabar com a corrupção”. Na prática, vemos inúmeros escândalos envolvendo altas figuras do Governo Federal, incluindo o presidente e aliados, fazendo constantes ataques aos órgãos de controle que foram criados no passado para dar mais transparência à gestão.
🤑 O mais recente escândalo de propinas e tráfico de influências no Ministério da Educação, que levou à prisão do ex-ministro Milton Ribeiro, é um exemplo, tanto da apropriação indevida do dinheiro público, com ligação direta ao presidente (inclusive, com e-mail da Presidência pedindo para atender pastores que agora são investigados pela cobrança de propina em barra de ouro), como das tentativas de intervenção e sabotagem das investigações feitas por Bolsonaro, junto à Justiça e à Polícia Federal (que também está sob investigação).
😥 Isto sem falar em inúmeras outras “mamatas” concedidas a aliados e militares. Se depender de Bolsonaro, a posição do Brasil no ranking da corrupção será cada vez pior.